Como foi MOB SP

A IV Conferência MOB Design – Edição São Paulo ocorreu no dia 23/08/2012 no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. O evento contou com a presença de grandes nomes do design brasileiro e mundial que desenvolveram o tema “Design: Do Material ao Digital”. Na plateia estavam vários profissionais e estudantes de design que contribuíram ainda mais para que a conferência fosse um grande sucesso. Paralelamente, também no Conjunto Nacional, houve a exposição dos premiados no IDEA/Brasil 2012 que agora seguirá para a Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte.

Palestrantes

Heloisa Neves – FAU

Possui graduação em arquitetura pela Unesp, é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC–SP e atualmente é pesquisadora de doutorado pela FAU USP. Este ano vem dividindo seu tempo entre Brasil e Espanha, trabalhando e se aprofundando nas pesquisas e em projetos acerca do modelo de open design e fabricação digital. Durante o primeiro semestre cursou o Fab Academy em Barcelona, curso de capacitação de managers para laboratórios Fab Lab (rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo Center for Bits and Atoms do MIT). A partir de setembro estará em Sevilla, desenvolvendo sua pesquisa de doutorado e colaborando com o Fab Lab Sevilla.

No Brasil faz parte do Fab Lab SP e é uma das criadoras do Fab Lab Brasil, organização que possui apoio da rede mundial Fab Lab e que pretende apoiar iniciativas brasileiras.

Possui experiência acadêmica, tendo sido professora de cursos de Design e coordenadora acadêmica do curso de Desenho Industrial da Universidade Nove de Julho de 2009 a 2011. Também possui experiência em organização de workshops e palestras acerca do tema, tendo já realizado eventos no Brasil, Espanha e Peru.

Sobre seus temas de interesse, open design e fabricação digital, pode-se dizer que caminham juntos visto que o open design enquanto um modelo aberto para criação, fabricação e distribuição de produtos necessita da estrutura da fabricação digital para concretizar-se.

Para o próximo ano, está trabalhando na concretização de eventos e exposições de open design no Brasil em parceria com organizações da Finlândia e Holanda.


Detlef Kiel – Kiel ID

KIEL, ID oferece mais de 12 anos de experiência atraves do seu fundador Detlef Kiel. Como “Lead Designer”, ele esta significativamente envolvido em diversos projetos para clientes como BMW, Bosch Healthcare, BSH (Bosch | Siemens Eletrodomésticos), Eurocopter, LG e Siemens. Diversos dos seus designs foram premiados internacionalmente com RedDot, IF, IF Gold, IF China, e alguns patenteados, tendo foco na garantia da satisfação máxima do cliente.

O repertório versátil da KIEL, ID inclui concepção e de design progressivo para o desenvolvimento de novos produtos, bem como a evolução das linhas de produtos já existentes. Estudos visionários e estratégias de design a longo-prazo são encontrados no portfolio de produtos simples e tambem complexos. Durante a colaboração com artistas e arquitetos em projetos interdisciplinares, ocorre a troca de idéias e conceitos, criando inspiração indispensável para o desenvolvimento de novos caminhos, processos e possibilidades.”


Yoel Lenti – Insitum

Yoel tem mais de nove anos de experiência em projetos estratégicos de inovação em novos produtos e serviços com foco no usuário final. Lidera projetos de inovação usando ferramentas de pesquisa etnográfica e análise estratégica, chegando a gerar conceitos relevantes para alcançar resultados de negócios em várias indústrias na Europa e na América Latina. Atualmente, é responsável pela gestão operacional de Instium Brasil. Sua tarefas incluem acompanhar e guiar várias equipes e projetos, dando orientação e apoio a outros colaboradores, e garantir a qualidade de processos e resultados. Ajuda no planejamento da design research, participando na análise e co-criação de ideias, a fim de gerar soluções para alcançar resultados rentáveis. Já trabalhou para várias indústrias e clientes, tais como Symantec, Abbott, Natura, Panasonic, Bayer, Itaú, Intel, Telefonica, Whirlpool e Samsung. Yoel é Bacharel em Design Industrial pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona – Espanha e Mestrado em Interaction Design, na mesma faculdade.


Evelyn Roth – Insitum

Com mais de nove anos de experiência conduzindo pesquisas qualitativa, quantitativa e etnográfica na América Latina e nos Estados Unidos, Evelyn trabalha na Insitum há seis anos como pesquisadora sênior e líder de projeto. Tendo participado em mais de 100 projetos, desde o desenvolvimento de novos produtos até pesquisa etnográfica e entendimento do mercado para diferentes indústrias, tais como instituições financeiras, telecomunicações, eletrodomésticos, tecnologia, luxo, cuidados pessoais, telecomunicações e turismo médico. Alguns de seus clientes são: Itaú, Hypermarcas, Kellogg, Diageo, Mabe, Pepsico, Natura, HSBC, Merck, Telefônica, Johnson & Johnson e Nextel.Evelyn tem Bacharelado em Psicologia pela Florida International University, em Miami – EUA e Mestrado em Desenvolvimento Humano. Sua experiência profissional engloba o mundo acadêmico (Universidade da Califórnia em Riverside e Universidade Iberoamericana, Cidade do México) e consultoria para ONGs e empresas.


Sheila Brabo

Professora, artista plástica, designer. Especializada em gestão de design. Responde atualmente, pela gerência de Senai SP Design. Foi gerente do Centro São Paulo Design, coordenadora executiva do Programa São Paulo Design, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, professora e membro da Comissão de Atividades Culturais da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Letras e Artes da UNIMAR (Universidade de Marília).


Mediadores

Carlos Eduardo Scheliga

É Engenheiro e Designer, especialista em planejamento de transporte, sócio diretor do estúdio de design Questto|Nó, atual presidente da ADP – Associação dos Designers de Produto, membro fundador da ABEDESIGN, membro do Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design e é fundador e conselheiro do Instituto Brasil Criativo.


Ernesto Harsi

Designer e diretor de relações institucionais da ADP. Gestor de design em empresas multinacionais com trabalho no exterior. Desenvolve projetos e leciona nas áreas de produto, gráfica e interiores. Consultor de design estratégico para empresas e de políticas de design governamentais, participou do júri de diversos prêmios nacionais de design.


Marcelo Lopes

Formado pela fundação Cásper Líbero, é designer e diretor da Merchan-design, agência de design com foco no mercado Premium e luxo, fundada em 1995 e colunista da Revista Desktop. Atualmente é diretor de projetos da ADP- Associação dos designers de Produto e membro do conselho da  ABEDESIGN – Associação das Empresas de Design. Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais de design como o IF Design, London International Advertising Awards, Tahitian Pearl Trophy, Creativity Awards, Graphis Awards, Prêmio Colunista, etc, totalizando mais de 25 peças premiadas. Há mais de 10 anos participa como jurado do Prêmio Fernando Pini de Excelência gráfica. Em 2010, foi delegado da II Pré-conferência Nacional de Cultura, jurado do prêmio House e Gift e Idea Brasil. Em 2011 integrou o júri do Prêmio Creativity Awards nos Estados Unidos e em 2012-08-15 participou do corpo de jurados do Premio de embalagem da ABRE.

%d blogueiros gostam disto: