Como será MOB BH

IV Conferência MOB Design em BH

Em sua quarta edição, a Conferência Internacional MOB Design tem como tema central, Design: do material ao digital, passando pelo webdesign, redes sociais e assuntos afins. O referido tema, permeará a (in)tangibilidade do design e sua presença transversal nos setores principais da economia criativa –  do que é abstrato, do que é concreto, do que é analógico, do que é digital, do que é impresso, do que é virtual, tanto em termos de processo quanto de produto/resultado do design;  a questão da criatividade, como ideia que se transforma em materialidade – além da criatividade como ativo na era da Economia Criativa -; a questão temporal: o imediato e as relações contemporâneas de tempo – solicitações, respostas, esperas – e a questão da interação: a intuição, a percepção e a automação do usuário.

Data: 27/09/2012

Local: Casa Fiat de Cultura – Belo Horizonte – MG

Horário: A partir das 9h00

Clique aqui e faça sua inscrição!

Presenças Confirmadas

Guta Moura Guedes

Guta Moura Guedes é  co-fundadora da associação cultural sem fins lucrativos “Experimenta – Associação para a Promoção do Design e Cultura de Projeto”, criada em Lisboa em 1998, da qual é Presidente desde o ano 2000.

Desde 1999 que se dedica à direção e programação da ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa, da qual é co-autora e diretora. É também responsável ou co-responsável curatorialmente por todos os projetos que a associação efetua desde que foi criada, bem como pela gestão das relações institucionais e internacionais da associação, pela sua comunicação e pelo seu  desenvolvimento estratégico. Dirige diversos projetos expositivos na área do design, exercendo também atividades enquanto consultora e oradora em debates e conferências na área de design e de desenvolvimento estratégico, em Portugal e em outros países. Escreve sobre design, cultura e comunicação para revistas portuguesas e estrangeiras.


Rama Chorpash

Rama Chorpash é Designer Industrial e Diretor de Design de Produto na Parsons School. Rama tem um studio no Brasil, em São Paulo Brazil com foco no desenvolvimento de produtos para a América Latina. Seu design é focado no intercâmbio entre pessoas e aspectos cotidianos. Embutido em cada design está a exploração do uso social e as interações causadas por eles. Seu trabalho tem sido amplamente publicado e seus projetos foram exibidos nos EUA e internacionalmente, desde a Bienal da Prata em Portugal até a Feira de Design Miami / Basel Art na Suíça. Como Professor Associado e Diretor de Design de Produto na Parsons New School de Design, o discurso de design de Chorpash se expande a partir deste ambiente acadêmico para enfrentar questões contraditórias e ostensivas como  fabricação e sustentabilidade, materialismo e consumismo, equidade e necessidade, bem como globalismo e localismo.


Stephan Clambaneva

Stephan Clambaneva é o responsável pela IDSA (Industrial Designers Society of America) em Nova York. Sua experiência abrange todo o ciclo de vida de um produto, desde a concepção e desenho industrial até engenharia, fabricação, funcionamento e sustentabilidade.

Atualmente é diretor global de gerenciamento do ciclo de vida do produto – PLM, e consultor do setor de varejo e bens de consumo na Dassault Systèmes, empresa líder mundial em PLM. Já trabalhou para a IBM como consultor de design de processos de negócios para a equipe global de negócios e serviços de PLM.

Publicou e apresentou diversos trabalhos sobre PLM, design verde e Sistemas de Gestão Ambiental. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Warwick, no Reino Unido e tem mestrado em Gestão da Produção da Universidade Estadual da Pensilvânia.


Tucker Viemeister

Tucker Viemeister é diretor de projetos especiais da Raa, em Nova York, com ampla experiência prévia nas empresas Smart Design, Frog Design, Razorfish e Springtime, além de seus aprendizados como parte do Grupo Rockwell. Se tornou vice-presidente executivo do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Razorfish e depois presidente da Springtime. Professsor e crítico está entre os designers americanos mais premiados, ganhando inclusive ID Magazine’s Design Review e Achievement Award, por sua distinta carreira. Seus trabalhos fazem parte da coleção permanente do Museu Cooper-Hewitt. É o precursor do tema Beautility.


Valentina Croci

Valentina Croci é italiana e nasceu em Florença em 1975. Formou-se arquiteta pela Universidade de Arquitetura de Veneza (IUAV) em 2000, e, em 2001 concluiu o mestrado em História Arquitetônica pela Bartlett School of Architecture de Londres. Obteve o diploma de doutorado em Ciências do Design Industrial pela Escola de Design e Artes da IUAV em 2007, com uma tese sobre tecnologias digitais de wearable.  Atualmente, trabalha como jornalista e, desde 2002, é membro do conselho editorial da revista italiana de design, Ottagono. É colaboradora regular da revista britânica Architectural Design e da revista trimestral italiana Rassegna.  Em junho de 2006, foi editora convidada da edição especial da Architectural Design  intitulada “The New Europe”. Suas publicações mais recentes incluem Design Italiano del XX secolo (Giunti, 2008) e a monografia empresarial Gruppo Euromobil, un’impresa tra arte design e sport(Skira, 2009).


Patrizia Piccioli

Patrizia Piccioli é arquiteta e jornalista.

Como arquiteta formada pelo Instituto Politécnico de Milão atua como profissional liberal nos setores de arquitetura de interiores, restaurações de edifícios e residências na Itália e no exterior. Como jornalista colabora com renomadas publicações especializadas no segmento de arquitetura e design de interiores, que vai da ambientação à fotografia e à redação de matérias. Na Itália é colaboradora da revista Abitare, Milão e DDN, Roma.

Patrizia tem amplo conhecimento e experiência no mercado da China e trabalhou como colaboradora da revista Trend Cosmopolitan, que é a versão chinesa da revista Cosmopolitan e participou da fundação da revista de design Casa internacional, com sede em Beijing.

 

 

Programação:

9h00 – 9h30  Credenciamento

9h45 – 10h00  Abertura

10h00 – 10h35  1ª Palestrante – Valentina Crocci 

10h45 – 11h45  2° Palestrante – Stephan Clambaneva

11h55 – 12h30  3° Palestrante – Tucker Viemeister 

12h40 – 13h20 Coffee Break

 

13h20 – 13h55  4° Palestrante – Rama Chorpash 

14h05 – 14h40  5ª Palestrante – Guta Moura Guedes 

14h50 – 15h00  Encerramento do MOB

 

17h30 – 19h30  Cerimônia de Premiação IDEA/Brasil 2012

 19h30  Abertura da Exposição